Um dos maiores desafios do síndico é saber como conduzir a equipe de funcionários do condomínio. Isso se deve a vários motivos, como a falta de motivação dos funcionários ou por eles não estarem devidamente capacitados para o cargo.
Existem muitos problemas a serem solucionados durante a jornada de trabalho de qualquer profissional. Essa realidade, com certeza, não está distante do dia-a-dia do síndico. Entre as diversas dificuldades diárias enfrentadas por ele, uma delas é saber como gerir os funcionários.
Se relacionar com o próximo tem uma natureza que oferece muitos obstáculos, porém essa dificuldade pode aumentar dentro do cenário de trabalho devido a muitos fatores, como as diferenças de personalidades, falta de motivação, vícios de trabalho vindos de empregos e empresas anteriores, entre outros.
Mas, ainda convém lembrar que todos os obstáculos podem ser driblados, especialmente quando se mantem o foco no objetivo principal, que neste caso, é assegurar o bom funcionamento do condomínio, garantindo a harmônia dos condôminos entre si e entre os funcionários.
Abaixo mostramos algumas dicas que podem te ajudar no desenvolvimento de uma equipe mais organizada e comprometida.
Aumentar o bem-estar e satisfação dos moradores sem desvalorizar o funcionário
Já que uma das funções do síndico é manter o bom relacionamento e a funcionalidade das áreas comuns, em consequência, também é seu dever gerir os colaboradores a fim de manter a conservação. Ter espírito de liderança é característica fundamental para o profissional. Segundo o dicionário de Língua Portuguesa Online, Priberam, líder é:
1. Pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros.
2. Pessoa ou entidade que lidera ou dirige.
Mas mais do que isso, no ambiente de trabalho, o líder dá exemplo e é responsável pela equipe, por isso lembre-se: os condôminos não são chefes dos moradores, sendo função do síndico manter a harmônia entre funcionário e condômino, evitando qualquer tipo de constrangimento ou abuso de autoridade por parte deles.
Defina regras
Para chegar a um bom-senso comum, garantindo o funcionamento adequado das atividades do condomínio, será necessário criar regras, termos e condições para os funcionários. No entanto, cada estabelecimento tem as suas características e diferenças, por isso não existe uma fórmula geral a ser seguida.
Mas, ainda bem que existe o bom e velho diálogo. Converse com os moradores, funcionários e administradora para ver o que funcionará melhor para todos.
Comunique-se
O papel da comunicação envolve querer, planejar e criar objetivos para alcançar o exito desejado, sendo essencial para o ambiente de trabalho e na melhoria da produtividade dos colaboradores.
Para evitar eventuais problemas, é fundamental que o síndico e a equipe sempre se comuniquem, apontando as estratégias que funcionam, como também as que nem tanto. Dessa maneira, é possível encontrar dinâmicas de trabalho que operem melhor, influenciando no desempenho do trabalhador, que se comprometerá mais ao perceber o peso da importância do trabalho exercido por ele dentro do condomínio.
Treine a sua equipe
Para facilitar a adaptação do funcionário ao novo ambiente de trabalho, é necessário integrá-lo de maneira adequada à rotina do condomínio. Isso ocorre de maneira mais eficaz quando o gestor dedica tempo para realizar o treinamento do colaborador.
Isso o ajudará a se familiarizar com a rotina de trabalho do condomínio e a adapta-lo com a nova equipe. Além dos colegas, também é importante apresentá-lo aos moradores.
No caso do funcionário ser terceirizado por uma empresa de terceirização de serviços, esse treinamento fica à encargo dela, o que não exime a responsabilidade do síndico em ambientá-lo na nova equipe e ambiente de trabalho.
Crie e gerencie a rotina de trabalho
Como já dito antes, o síndico morador ou profissional, precisa ser e pensar como líder e, como tal, precisará organizar as funções e agendas, a fim de garantir o funcionamento das atividades do condomínio.
A escala de trabalho bem definida é importante para evitar gastos com hora extra, por exemplo. Definir dia e horário de limpeza das áreas comuns, fazem parte do cronograma criado pelo síndico, junto da equipe de funcionários. Aliás, a criação de um fluxo de atividades mensais, semanais e diárias, ajuda a manter a qualidade do serviço, bem como o bom relacionamento com os colaboradores.
Todas essas práticas quando realizadas juntas e da melhor maneira, garantem o bom convívio do condomínio bem como a sua valorização.
E você, já pratica alguma dessas dicas?
Até breve!
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