top of page
Buscar

Como evitar aborrecimento com as vagas de garagem?

Foto do escritor: Marisa MarchiMarisa Marchi

Com o aumento do número de veículos circulando pelo país, aliadas às pequenas dimensões das vagas de garagem, os problemas do condomínio aumentaram, exigindo mais responsabilidade e fiscalização do síndico.


 

Para você, na hora de comprar um apartamento, o que é mais importante levar em consideração: a área de lazer ou a vaga na garagem?


Se respondeu "área de lazer", saiba que as vagas são tão importante quanto, talvez até mais. Já que essas são um dos maiores problemas dos condomínios, estando lado a lado dos aborrecimentos com barulho e inadimplência.


Isso se deve a diversos fatores, mas os principais são as dimensões, localizações que dificultam a realização de manobras e o número insuficiente para todos os moradores. Especialistas dizem que vaga não vende apartamento, mas sim área gourmet, salão, espaço de lazer e etc. Ou seja, essa falta de atenção dos compradores para as vagas, influenciam indiretamente no planejamento das mesmas para as construtoras.


Em 2017 a frota brasileira de veículos teve um aumento, em comparação com ano anterior, de 1,7% - passando de 42 milhões para 43,3 milhões, segundo estudo realizado pelo Sindipeças, que reúne as fabricantes de autopeças. Veja no gráfico abaixo.


Fonte: Sindipeças

Possíveis problemas


O aumento da frota e as pequenas dimensões das vagas, agravaram ainda mais os problemas envolvendo vagas de garagem em condomínios.


Tem o morador que para na vaga do outro. Esse por sua vez fará o mesmo, já que a sua está ocupada, criando assim um efeito dominó.


Podemos acrescentar também, as vezes em que carros e motos estão parados em lugares que impedem a circulação dos demais veículos. Gerando atrasos em compromissos de condôminos, ou em casos extremos, dificultando o socorro de pessoas doentes.


Existem ainda aqueles que utilizam do seu espaço no estacionamento como depósito de itens. O que pode trazer alguns problemas, como expor as crianças a objetos perigosos ou virar abrigo de insetos por conta da madeira e do papel.


Utilizar a mesma vaga para um carro e uma moto, ou bicicleta, também é outro transtorno frequente, que dificulta o acesso e a manobra das vagas vizinhas. Contudo, em alguns condomínios é tolerado essa situação, desde que a vaga seja espaçosa e os veículos não ultrapassem a faixa de espaço.


Possíveis soluções para os problemas com vagas de garagem em condomínios


Primeiro de tudo, é preciso lembrar que a convenção condominial, o regulamento interno e as assembleias precisam ser cumpridas, tanto pelos moradores quanto pelo síndico.


Não hesite em aplicar as devidas multas quando necessárias. Essas situações, se não resolvidas no primeiro momento, podem se alastrar causando problemas maiores. Em alguns casos o condomínio pode até ser processado.


Coloque cartazes de avisos no mural de informações e elevadores, avisando sobre o uso incorreto da área comum.


Para não privilegiar uns e prejudicar outros, faça o sorteio das vagas em períodos mais curtos. Já existem empresas especializadas em sistema de sorteios, entre em contato com uma para verificar a suas condições.


É interessante também, tem uma vaga especial mais perto do elevador, para carga e descarga. Podendo deixar o veículo estacionado nela apenas por 15 minutos e com o pisca-alerta ligado.


Para os problemas com bicicletas que dividem espaço com carros ou motos, atrapalhando a vaga do vizinho, é interessante que o condomínio faça a construção de bicicletários.


Se o condomínio contar com espaço disponível, pode ser considerado a redistribuição das vagas ou até aumento das mesmas. Para isso conte com empresas especializadas em reorganização de vagas de garagem.


Se houver câmeras na garagem, o porteiro ou zelador podem ser orientados a interfonar imediatamente para o condômino que deixou o seu veículo fora da vaga, solicitando que o morador estacione no lugar adequado. Contudo, é importante lembrar que o porteiro não pode sair do seu posto para realizar outras tarefas, necessitando assim, de um profissional adequado e organizado, bem como instruído e qualificado adequadamente.










27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page